Hoje é um grande dia: o primeiro dia da terceira semana é o dia da primeira divisão celular. O seu organismo está meio ressabiado. O que está acontecendo? Quem é esse intruso, perguntam os leucócitos dos sistemas de defesa, prontos a atacá-lo. Calma! Respondem esses sistemas que através de uma proteína chamada Fator Primário de Gravidez, ou FPG. Não o ataquem, ele é bem-vindo! Não é um vírus nem uma bactéria! É um ovo!!
Em 24 horas, as células que eram duas se tranformaram em quatro, em oito e em dezesseis. O tamanho total não foi aumentado, o ovo conserva o tamanho original, depois ele afina, pois está sendo transportado, ao longo de uma esteira de pequenos cílios que se movem, pos um estreito canal, em direção ao útero. Não pode crescer, senão não passa.
Com dezessei células, ele chega ao útero. Agora vai procurar um lugar para se implantar.
Uma outra coisa aconteceu, quando chegou no útero: o grupo de células se dividem sem se separar, em duas partes. Uma será o bebê, e a outra será seu sistema de alimentação.
Apesar de não ser maior que 0,1 mm, agora o bebê já é constituído de centenas de células.
Ele se acomoda e penetra na superfície do útero para receber nutrientes de sua corrente sanguinea. Como uma semente, se enterra no endométrio. Você, sem nada saber, pode perder uma gota de sangue, resultante dessa implantação. Seu bebê já mede respeitável 0,1 mm.
domingo, 30 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário