sábado, 26 de setembro de 2009

Fadiga


AI que emoção é gerar uma vida...tem horas que fico toda boba olhando as coisinhas do meu bebê, cositas antigas que eu já tinha comprado quando queria engravidar em 2007!
Não vejo a hora de ver seu rostinho, sentir sua pele macia, ver suas reações quando estiver aqui comigo...

O que mais tá pegando essa semana é a fadiga...Nossa, ainda mais que foi semana de provas e segunda começa outra maratona de provas, confesso que tem sido muuuiito dificil conciliar estudos e gravidez...
Sem falar na fome, saio de casa as 17:00 bem alimentada, chego na faculdade 18:20 e já estou morrendo de fome...É por isso que me bebê já ganhou uma apelido: BEBÊ SUGA...rsrsrs
Porque ele suga tudo, meu Deus, nunca vi, por isso que ele tá crescendo tão forte...
Fora a fadiga, as vezes parece que meu raciocinio está mais lento...
Tenho que entregar a hipótese e objetivos da monografia essa semana, mas tô sem a menor idéia...só consigo pensar no meu filhote...

Mas logo vão passar esses sintomas, e terei meu bebê aqui comigo para compartilhar vários momentos que nos esperam....UFA

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Primeira ultra!



Oi, dia 23/09/2009 fiz meu primeiro ultrasom, já deu pra ver meu bebezinho que está com 9 semanas e 3 dias e mede 26,94mm...
O coraçãozinho dele já estava batendo... ai que emoção...
Bruno foi comigo graças a folga do trabalho e ver a carinha dele vendo nosso filho não tem preço...ele ficou meio abobado...
agora sim...já me sinto uma mãe...

Enjôos

Uma das partes mais chatas são os enjôos, graças a Deus não tenho tido muitos enjôos,não a ponto de vomitar...
Segue abaixo umas dicas para evitar esse incômodo na gravidez:

Sempre que estiver enjoada tente chupar gelo ou ingerir líquidos bem gelados.

Evite ficar muito tempo sem comer, o ideal é fazer pequenas refeições a cada 3 horas, por incrível que pareça os enjôos aparecem mais quando o estômago está vazio.

Beba água com gás, ela evita os enjôos.

Não escove os dentes assim que levantar pela manhã. Lave a boca com água morna, tome sua refeição, repouse um pouco para só depois escová-los.

Não tome banhos muito quentes e prolongados. Sua pressão cairá e você se sentirá mal, além de enjoar.

Meça sempre sua pressão. Se necessário tome alguma coisa para aumentá-la.Um pouco de sal na boca às vezes melhora

E se caso essas dicas não funcionarem, só remédio mesmo, como dramim b6 ou bromoprida...

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

MEDO

Ai, como a ansiedade é uma coisa que nos deixa apavorada...
Ainda não fiz a ultra, estou esperando chegar a carteirinha do plano de saúde, que demora demais...Nossa...
Ontem iniciei o estágio no HCE, quase desmaiei, fiquei tonta, minha pressão baixou, e pensei que fosse cair...
Agora não sei se foi da gravidez, ou uma tontura por causa da pressão baixa, não pude tomar o meu remedio de pressão, com medo de prejudicar meu bebê...
Quero tanto fazer a ultra e sentir o coração dele batendo, e ver seu corpinho em formação...vou ficar doida...
Não sei mais o que faço, mas não vou esperar a porcaria da carteirinha chegar...
Quero ver meu anjinho se desenvolvendo...
A azia diminui, as dores no seios tmb...só senti mesmo essa tontura ontem...
Espero que esteja tudo certo com meu anjinho..
Bjoos

sábado, 5 de setembro de 2009

9º semana


Agora começa a se formar o esqueleto. Algumas cartilagens aparecem, como a ponta do nariz, os pequenos traços nos dedos, que nos permitem identificá-los. Os braços e as pernas, que, por estar enrijecendo, já podem se dobrar aos movimentos musculares.
A noção da localização espacial é dada por um órgão e, nosso ouvido interno, que se chama cóclea. Está é, então, a semana do desenvolvimento dessa estrutura responsável pelo equilíbrio.
A genitália, até então, não aparece como masculina e feminina. As mesmas estruturas que formam os grandes lábios, fazem também a bolsa escrotal, o broto do pênis é o mesmo broto do clitóris. A vagina e o revestimento interno da bolsa escrotal têm também a mesma origem. A partir desta semana, aos poucos eles começam a tomar contornos de definição macrossômica dos sexos, pois, a definição genética existe desde que o óvulo se uniu ao espermatozóide e este trouxe mais um X ou um Y.
O bebê já se mexe, mas você ainda não pode senti-lo, porque ele não deforma seu útero a ponto de fazê-la perceber o movimento. Ele pesa cerca de 2 gramas e está com 23mm ( do alto da cabeça às nádegas)

8º semana


Na oitava semana começa a se formar a "caixa de voz", o palato, a traquéia e a laringe, além dos brônquios pulmonares, que, no futuro, conterão o ar que, impulsionado para fora, passando pelas cordas vocais e modulado pela traquéia e palato, produzirá a voz do seu bebê.
A quatro pranchas de surfe - duas pernas e dois braços - começam a ter em seu centro uma articulação: os joelhos e os cotovelos.
Alguns pigmentos já se instalam no fundo do olhinhos do bebê, numa região que será a retina. Esses pigmentos farão com que ele perceba o claro e o escuro, maior ou menor intensidade de luz.
Seu bebê quase tem uma fisionomia. O queixinho se desenvolve, os músculos da face també. os dentes, que só vão aparecer depois de sete meses de nascido, começam a se formar dentro da gengiva.
Nas mãos, aparece a divisão entre o polegar e os outros dedos, ficando estes em forma de concha.
O bebê está com 16mm.
Funcionalmente, o mais importante é que nesta semana, o coraçã se divide em quatro cavidades e tem já uma potência de 20% do coração de um adulto.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

7º semana


Nesta semana, a maior novidade é que os rins estão em fase de acabamento, com uma inauguração prevista para mais alguns dias. A fita de inauguração será descerrada com um xixizinho para dentro da bolsa amniótica, que será absorvido, passará pela corrente sanguínea da mamãe, e depois, eliminado pelos seus rins.
O rostinho começa a ter contornos mais nítidos. Nessa fase, o cérebro se desenvolve num ritmo maior que o resto do corpo, então, seu bebê é cabeçudo. Na face, o nariz já é reconhecível e já tem os buraquinho ( fossas nasais). Algumas células do que será a língua já estão se desenvolvendo em sua boquinha que agora está quase conectada a um tubo que se chama esôfago e que fará a ligação com o estômago.
Na parte superior de toda a estrutura que agora pesa 1 grama, já se nota a divisão dos dois hemisférios cerebrais. Aliás, uma grande novidade: a ligação entre cérebro e músculos através da medula parece agora ser efetiva. A um comando central, um músculo pode se mover.
Outras importantes estruturas estão nascendo: as mãozinhas e os pezinhos. Os braços e as pernas, que nessa altura, parecem pranchas de surfe, têm em seu final um brotinho em cada um, que irão dar origem aos pés e às mãos.
O nosso pequeno grande projeto está com 11mm.
Células que se diferenciarão em genitais femininos ou masculinos já estão chegando a seus lugares definitivos.

6º semana

O sangue impulsionado pelo pequeno coração já flui pelos tecidos.Esse pequeno órgão é,em comparação com o coração adulto, oito vezes maior. A aorta, a grande artéria de distribuição de sangue para o organismo, está em fase de acabamento. Seu tamanho terminará a semana em 6mm. Tudo é muito importante: pois tudo é vital. Aqui, por uma invaginação do endoderma, o aparelho digestivo começa a se formar, fígado, pâncreas, estômago, vesícula, tudo está em acelerado desenvolvimento.
Comparado a uma obra, é como se, de repente, começasse a trabalhar o dobro de empregados. O movimento de material trazido pela corrente sanguínea e sua utilização são formidáveis. Temos agora um novo e eficiente fornecedor: a placenta, que começa a atuar a todo vapor.
Seu bebê é ainda uma coisinha não-identificável, mas essa semana ele começa a ter uma "carinha". Começa a se formar o seu rostinho. Os olhos desenvolvem o cristalino, começam a aparecer o nariz e os canais dos ouvidos, o queixo e , enfim, sua face. Tanto na porção superior como na inferior, quatro brotos aparecem. São os membros que começam a se desenvolver e nesta semana têm aspecto de pequenas nadadeiras.
Os brotos de pés e mãos vêm a seguir.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Resultado do beta

Hello, não tive tempo de postar antes,mas fiz o beta no sábado, e só peguei o resultado na segunda (31/08/2009), o resultado foi um POSITIVÃO: 7.050 de titulação, o que indica que estou mais ou menos na quinta ou sexta semana...
Estou ansiosa pra fazer logo a ultra e descobrir de quantas semanas estou devo ir amanhã...

Paralelamente a toda a felicidade da surpresa que Deus me deu... perdi minha vózinha no mesmo dia do resultado, fiquei muito triste, chateada, mas Deus sabe o melhor para ela...Agora sei que ela está descansando nos braços do Pai, sem sentir dor...
O enterro foi ontem, não pude ir por causa do TCC na faculdade, ontem mesmo tive que decidir meu tema, pois por causa da gravidez toda a parte da pesquisa de campo deverá ser feita ainda esse período!
Decidir o tema foi muito difícil, e foi meio na pressão, pois dia 09/09 já é a entrega da justificativa, e ainda nem tinhamos um tema. Eu e Camila (minha dupla) optamos por um tema novo e que poderá ser publicado, e que dá pra fazer uma boa pesquisa de campo...Fiquei muito feliz...
Agora é ralar muito para deixar tudo prontinho pro ano que vem, pois na defesa do meu TCC meu anjinho já estará comigo!
Amém Senhor, Deus sabe o que faz!

5º semana


Essa é uma semana muito importante! Você vai ter certeza de que espera um bebê! Pode comemorar tomando um...guaraná! Nada de álcool.
Além de você agora saber que está grávida, muitas novidades acontecerão ao seu filho. Começa a aparecer o que se chama de "corda ou raia primitiva", que é o primeiro eixo do bebê, aquilo que com que ele tenha um esboço do que será seu cérebro e do que será sua medula espinhal.
Esse eixo principal dará origem a três tecidos embrionários: o ectoderma, o mesoderma e o endoderma.
O ectoderma é responsável pela formação de todo o sistema nervoso e tecidos de revestimento: pele, unhas, revestimento de ouvido interno, superfície externa dos dentes (esmalte), o cristalino (dos olhos), retina, cabelos, nariz, boca, ânus, hipófise e glândulas mamárias, sebáceas e sudoríparas.
O mesoderma, uma camada de células intermediárias, formará o colágeno, que se constitui na estrutura de todos os órgão. Forma também uma grande parte dos tecidos cunjuntivos: músculos, ossos, tecidos linfáticos, baço, células sanguíneas, coração, pulmões e sistemas de reprodução e excreção.
A parte mais interna, o endoderma, formará o aparelho digestivo, o sistema urinário, próstata, vesículas seminais, glândulas de Bartholin, de Skene, língua, tireóide, glândulas salivares e revestimento pulmonar.
Nesta semana, as primeiras células do sangue, já formadas, "sabem" para que tecidos ir no corpinho do bebê, para carregar alimento. São formados pequenos vasos ou canais, os tubos coronarianos, que começam a esboçar um coração. As células da "corda" migram para o pólo cefálico do bebê para formar as vértebras.
Os tubos primitivos, ligados a pequenos vasos que se formaram, começam a bater.
Seu bebê, cujo coração já bate, tem agora 2,0mm.