O sangue impulsionado pelo pequeno coração já flui pelos tecidos.Esse pequeno órgão é,em comparação com o coração adulto, oito vezes maior. A aorta, a grande artéria de distribuição de sangue para o organismo, está em fase de acabamento. Seu tamanho terminará a semana em 6mm. Tudo é muito importante: pois tudo é vital. Aqui, por uma invaginação do endoderma, o aparelho digestivo começa a se formar, fígado, pâncreas, estômago, vesícula, tudo está em acelerado desenvolvimento.
Comparado a uma obra, é como se, de repente, começasse a trabalhar o dobro de empregados. O movimento de material trazido pela corrente sanguínea e sua utilização são formidáveis. Temos agora um novo e eficiente fornecedor: a placenta, que começa a atuar a todo vapor.
Seu bebê é ainda uma coisinha não-identificável, mas essa semana ele começa a ter uma "carinha". Começa a se formar o seu rostinho. Os olhos desenvolvem o cristalino, começam a aparecer o nariz e os canais dos ouvidos, o queixo e , enfim, sua face. Tanto na porção superior como na inferior, quatro brotos aparecem. São os membros que começam a se desenvolver e nesta semana têm aspecto de pequenas nadadeiras.
Os brotos de pés e mãos vêm a seguir.
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário