sábado, 5 de setembro de 2009
9º semana
Agora começa a se formar o esqueleto. Algumas cartilagens aparecem, como a ponta do nariz, os pequenos traços nos dedos, que nos permitem identificá-los. Os braços e as pernas, que, por estar enrijecendo, já podem se dobrar aos movimentos musculares.
A noção da localização espacial é dada por um órgão e, nosso ouvido interno, que se chama cóclea. Está é, então, a semana do desenvolvimento dessa estrutura responsável pelo equilíbrio.
A genitália, até então, não aparece como masculina e feminina. As mesmas estruturas que formam os grandes lábios, fazem também a bolsa escrotal, o broto do pênis é o mesmo broto do clitóris. A vagina e o revestimento interno da bolsa escrotal têm também a mesma origem. A partir desta semana, aos poucos eles começam a tomar contornos de definição macrossômica dos sexos, pois, a definição genética existe desde que o óvulo se uniu ao espermatozóide e este trouxe mais um X ou um Y.
O bebê já se mexe, mas você ainda não pode senti-lo, porque ele não deforma seu útero a ponto de fazê-la perceber o movimento. Ele pesa cerca de 2 gramas e está com 23mm ( do alto da cabeça às nádegas)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário