sexta-feira, 4 de setembro de 2009

7º semana


Nesta semana, a maior novidade é que os rins estão em fase de acabamento, com uma inauguração prevista para mais alguns dias. A fita de inauguração será descerrada com um xixizinho para dentro da bolsa amniótica, que será absorvido, passará pela corrente sanguínea da mamãe, e depois, eliminado pelos seus rins.
O rostinho começa a ter contornos mais nítidos. Nessa fase, o cérebro se desenvolve num ritmo maior que o resto do corpo, então, seu bebê é cabeçudo. Na face, o nariz já é reconhecível e já tem os buraquinho ( fossas nasais). Algumas células do que será a língua já estão se desenvolvendo em sua boquinha que agora está quase conectada a um tubo que se chama esôfago e que fará a ligação com o estômago.
Na parte superior de toda a estrutura que agora pesa 1 grama, já se nota a divisão dos dois hemisférios cerebrais. Aliás, uma grande novidade: a ligação entre cérebro e músculos através da medula parece agora ser efetiva. A um comando central, um músculo pode se mover.
Outras importantes estruturas estão nascendo: as mãozinhas e os pezinhos. Os braços e as pernas, que nessa altura, parecem pranchas de surfe, têm em seu final um brotinho em cada um, que irão dar origem aos pés e às mãos.
O nosso pequeno grande projeto está com 11mm.
Células que se diferenciarão em genitais femininos ou masculinos já estão chegando a seus lugares definitivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário