quarta-feira, 2 de setembro de 2009
5º semana
Essa é uma semana muito importante! Você vai ter certeza de que espera um bebê! Pode comemorar tomando um...guaraná! Nada de álcool.
Além de você agora saber que está grávida, muitas novidades acontecerão ao seu filho. Começa a aparecer o que se chama de "corda ou raia primitiva", que é o primeiro eixo do bebê, aquilo que com que ele tenha um esboço do que será seu cérebro e do que será sua medula espinhal.
Esse eixo principal dará origem a três tecidos embrionários: o ectoderma, o mesoderma e o endoderma.
O ectoderma é responsável pela formação de todo o sistema nervoso e tecidos de revestimento: pele, unhas, revestimento de ouvido interno, superfície externa dos dentes (esmalte), o cristalino (dos olhos), retina, cabelos, nariz, boca, ânus, hipófise e glândulas mamárias, sebáceas e sudoríparas.
O mesoderma, uma camada de células intermediárias, formará o colágeno, que se constitui na estrutura de todos os órgão. Forma também uma grande parte dos tecidos cunjuntivos: músculos, ossos, tecidos linfáticos, baço, células sanguíneas, coração, pulmões e sistemas de reprodução e excreção.
A parte mais interna, o endoderma, formará o aparelho digestivo, o sistema urinário, próstata, vesículas seminais, glândulas de Bartholin, de Skene, língua, tireóide, glândulas salivares e revestimento pulmonar.
Nesta semana, as primeiras células do sangue, já formadas, "sabem" para que tecidos ir no corpinho do bebê, para carregar alimento. São formados pequenos vasos ou canais, os tubos coronarianos, que começam a esboçar um coração. As células da "corda" migram para o pólo cefálico do bebê para formar as vértebras.
Os tubos primitivos, ligados a pequenos vasos que se formaram, começam a bater.
Seu bebê, cujo coração já bate, tem agora 2,0mm.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário